Nova rotina do BNWEB que permite o controle de uma obra devolvida, fora de sua unidade de registro.
Poderá ser utilizada pela instituição que possui varias unidades no sistema.
Para ativar este parâmetro, vá em: Sistema – Configurações – Módulos – Empréstimo – Parâmetros Avançados e marque a opção “Processar trânsito do retorno de obra”, conforme figura abaixo.
Como funciona este parâmetro?
Ao devolver uma obra em uma unidade ao qual o livro não pertença, o sistema automaticamente emitirá o alerta de devolução de obra para a unidade de seu registro, e colocará esta obra emprestada com o usuário “Transito”.
Após a obra chegar à unidade de registro, o operador da unidade terá que devolver “novamente”, indicando que esta obra chegou na unidade dele, e que foi efetivamente devolvida no sistema. A partir deste momento o sistema colocará a próxima pessoa da lista de reserva na lista de espera da obra ou simplesmente fará a devolução da obra, liberando a mesma para ser guardada na estante.
Vamos entender melhor?
- O usuário devolve o livro em uma unidade ao qual o livro não pertença. O sistema gera uma boleta informando o retorno da obra e que a mesma se encontra na rotina de transito.
- Na rotina de TRANSITO o sistema coloca automaticamente o registro da obra emprestado para a matrícula “transito”.
- A obra é encaminhada (fisicamente)para a unidade de origem, onde terá que ser devolvida novamente. Neste momento caso haja alguma reserva o sistema vai gerar a boleta de espera para o usuário.
OBS.: Quando a obra se encontra com o usuário “transito”, o sistema só permite realizar a devolução na unidade de origem da obra, por um operador da mesma unidade do registro da obra.
OBS. 2: O sistema só começa a contar a espera após a obra ser devolvida na sua unidade de origem. Se a obra não for devolvida, ninguém mais conseguirá realizar empréstimo desta obra.